Telefone: (16) 3625-4206 WhatsApp: (16) 99107-6929

©2019 by Equipe Radiolar

Rua José Bonifácio, 707 - Centro, Ribeirão Preto - SP, 14010-050, Brazil

Arduino Uno R3 

Arduino Uno R3 é uma placa baseada no microcontrolador Tmega328 (datasheet). Ele tem 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão USB, uma entrada de alimentação uma conexão ICSP e um botão de reset. Ele contém todos os componentes necessários para suportar o microcontrolador, simplesmente conecte a um computador pela porta USB ou alimentar com uma fonte ou com uma bateria e tudo pronto para começar.

Placa Arduino Uno é a melhor placa para aprender e começar a criar seus projetos eletrônicos com programação. O Arduino Uno é uma placa robusta, utilizada mundialmente, conta com uma rica documentação complementar proveniente de Shields, Módulos e Sensores.

Características do Arduino Uno

Microcontrolador ATmega328
Tensão de operação 5V
Tensão de alimentação (recomendada)                   7-12V
Tensão de alimentação (limite) 6-20V
Entradas e saídas digitais 14 das quais 6 podem ser PWM
Entradas analógicas 6
Corrente contínua por pino de I/O 40 mA
Corrente contínua para o pino 3.3V 50 mA
Memória Flash 32 KB (ATmega328) dos quais 0.5 KB são usados pelo bootloader
Memória SRAM 2 KB (ATmega328)
EEPROM 1 KB (ATmega328)
Velocidade do Clock 16 MHz
Dimensões 68,58mm x 53,34mm
Peso 150g

Descrição da Placa Arduino Uno R3

Arduino Uno R3 difere de todas as placas antecessoras no sentido de não utilizar o chip FTDI cara conversão do sinal serial. Utiliza no seu lugar um Atmega8U2 programado como conversor de USB para serial.

Revisão 3 da placa com as novas características:

  • Pinos SDA e SCL adicionados próximos ao AREF.
  • Dois outros pinos adicionados próximos ao RESET, o IOREF que permite aos shields se adaptarem à voltagem fornecida pela placa. No futuro os shields serão compatíveis tanto com as placas que utilizam o AVR e operam a 5V, como com o ARduino Due que operará a 3,3V. O segundo pino não está conectado e é resrvado para propósitos futuros.
  • Circuito de RESET mais robusto.
  • Atmega 16U2 em substituição ao 8U2.

"Uno" quer dizer um em italiano e é utilizado para marcar o lançamento do Arduino 1.0. O Uno e a versão 1.0 serão as versões de referência do Arduino, daqui para diante. O UNO é o mais recente de uma série de placas Arduino, e o modelo de referência para a plataforma Arduino. Para uma comparação com as versões prévias veja o índice de placas Arduino.

Esquema e Referência de Design Arduino 

Arquivos EAGLE: arduino-uno-reference-design.zip

Esquema: arduino-uno-schematic.pdf

Alimentação da Placa Uno R3

Arduino Uno pode ser alimentado pela conexão USB ou com uma fonte de alimentação externa. A alimentação é selecionada automaticamente.

Alimentação externa (não USB) pode ser tanto de um adaptador CA para CC ou bateria. Há um conector para alimentação de 2,1mm com o positivo no centro. Cabos vindos de uma bateria podem ser inseridos diretamente nos pinos Gnd e Vin do conector de alimentação.

Esta placa pode funcionar com uma fonte de alimentação externa de 6 a 20 volts. No entanto se a alimentação for inferior a 7V, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e a placa pode se mostrar instável. E se a alimentação for maior do que 12V o regulador de voltagem pode superaquecer e danificar a placa. A faixa recomendada é de 7 a 12 volts.

Os pinos de alimentação são os seguintes:

  • VIN. A entrada de alimentação para a placa Arduino quando se está utilizando uma fonte de alimentação externa. (em oposição à conexão USB ou outra fonte de aliemteção regulada). Você pode fornecer alimentação através deste pino, ou se estiver utilizando o conector de alimentação acessar esta voltagem aqui.
  • 5V. A fonte de alimentação regulada usada para o microcontrolador e para outros componentes na placa. Pode vir tanto do VIN através do regulador embarcado ou da conexão USB ou outra fonte regulada em 5V.
  • 3V3. Uma fonte de 3,3V gerada pelo regulador embarcado. A corrente máxima suportada é de 50mA.
  • GND. Pinos terra.

 

Arduino Uno R3

R$ 89,90 Preço normal
R$ 85,41Preço promocional